domingo, 5 de setembro de 2010

Primeiro Dia - De San Sebastian à Lekeitio

Amanheceu e estava ávido por pedalar.
Felizmente o dia estava ótimo, com muito sol e uma temperatura agradável.
Antes do pedal foi preciso passar no correio para despachar alguns itens que ficaram a mais nos alforjes. Assim, mandamos para Santiago duas caixas com as sobras.
Ufa… começamos a pedalar logo depois de uma breve oração e de algumas fotos.

Saímos pela ciclovia que margeia o canal e fomos até a praia.

Foi só chegar a beira mar para compreender o motivo por chamarem San Sebastian de o paraíso da costa Espanhola. A cidade é belíssima!

Outra grata percepção foi o respeito ao ciclista no transito. Coisa de Europa… Bom, eu que sempre acreditei no respeito mutuo no transito, retribui da melhor forma que pude.

Espero que esta consciência chegue logo ao nosso país.
Por aqui, da para ter certeza que há espaço para todos com muito respeito mutuo.

Logo depois da praia de La Concha, ainda em San Sebastian, iniciamos nossa primeira subida, escalando o Monte Igeldo.

Pra quem estava acostumado a subir o morro da lagoa, a subida foi tranquila e tornou-se ainda mais prazerosa pela vista da praia que foi ficando para tras e pelas lindas casas que margeiam a pista.

E continuamos subindo...
Passamos pela Farol e logo em seguida pelo hotel.
A área do Monte Igueldo é uma reserva e para entrar tivemos que pagar.
A vista lá do alto valeu mesmo e a subida, como já disse, foi bem tranquila.

Antes de iniciarmos a descida pedalamos bastante lá pelo alto, onde encontramos a primeira seta indicativa do Caminho de Santiago e onde, logo após, encontramos as primeiras frutas que nos serviram numa gostosa degustação.

Logo ao iniciaros a descida e pouco depois de uns 40Km de pedal, encontramos a primeira indicação de distância à Santiago de Compostela, a qual obviamente foi amplamente registradas.

Na descida, mais uma surpresa. Uma pequena queda de agua bem a margem da estrada.
A Gabi, Nico e Andrei se refrescaram e encheram nossa caramanholas com agua fresca, eu como bom gato escaldado, tive medo de agua fria.

Morro abaixo chegamos a Zarautz.
Mais uma praia bonita e uma parada para um sorvete, afinal ninguém é de ferro, nem de aço, nem de tungstênio...