sexta-feira, 30 de julho de 2010

Por que fazer o caminho de Santiago de Compostela

Esta pergunta é difícil de responder.

À primeira vista as razões que levariam alguém a peregrinar até Santiago de Compostela dividem-se em três grupos: o religioso, o esportivo e o aventureiro.
Em quais destes me encaixo?
Nos 3...
Vou tentar explicar.
Quem me conhece sabe que gosto de aventura. Desde pequeno gostei coisas como mochilas, cabos, mosquetões e etc. Fui criado com liberdade e adorava andar no mato. Na adolescência variava minha diversão entre subir o morro da cruz a pé para ver a cidade do alto, andar de bicicleta pela cidade vazia, ou andar a cavalo na casa de amigos. Felizmente, tive bons amigos que me proporcionaram ótimos finais de semana em cima de um cavalo.
Em seguida a vela entrou forte e roubou o espaço da outras atividades. Para mim a vela era mais uma aventura de que um esporte. Com ela podia acampar dentro do barco fugindo da rotina e me aventurando nas águas.
Logo em seguida veio o vestibular, universidade e trabalho. Dai pra frente minhas aventuras passaram a ser desenvolvidas no período noturno e assim me tornei um boêmio intenso e mantive só a vela com um esporte ocasional, onde também degustava uns “drinks on board”.
Felizmente, passado vários anos tive a oportunidade de voltar a pedalar. Isso aconteceu durante os últimos tempos em que morei em Brasília. E como diziam os brasilienses, fui contaminado pelo vírus das MTBs. Lá descobri o cicloturismo e fiz alguns passeios e trilhas, o que definitivamente mudou minha visão do cerrado, e onde fiz vários amigos.
A bike juntava a pratica de uma atividade física com a possibilidade de fazer algumas aventuras, isso com muito prazer e ao lado de bons amigos. Poderia ser melhor?
Bom, justifiquei meu enquadramento em duas razoes para fazer o caminho, mas e o religioso? Será que tem a ver comigo?
Vamos lá...
Minha família é católica, tive avós praticantes e apesar de meus pais não terem o costume de ir a missas, eu sempre gostei. Alias, acho que precisei... Encontrava em minhas orações conforto e força. Estudei no Colégio Catarinense e lá participava da cruzada eucarística.
Ai tem uma passagem interessante: os participantes da cruzada tinham privilégios em Pinheiral (uma colônia de férias bem especial na época) e para alguns amigos eu só havia entrado na cruzada para ir lá ( é, para alguns, meu lado aventureiro ofuscava o religioso). Na verdade não era assim. Sai do colégio no último ano do ginásio (terceiro científico, na época) e nunca fui a pinheiral.
Com o passar dos anos, minha crença e fé só aumentaram. Tive oportunidade de conhecer e estudar a doutrina espírita e hoje me considero acima de tudo um cristão, me conforto com a fé católica, a qual me formou e busco evoluir com as informações espíritas.
Acredito que na peregrinação terei oportunidade de reafirmar votos e poderei crescer com as experiências, com o desapego e com as reflexões que farei.
Dizem que é comum um peregrino questionar o outro sobre os motivos que o fazem peregrinar. Ainda não tenho minha resposta completamente pronta, mas gostei muito de uma que no livro O Caminho de Santiago, Uma peregrinação ao Campo das Estrelas. A qual reproduzo abaixo:
- Por que fazes o caminho? – Perguntou o autor;
- Para me fazer amigo de Santiago. Para mostrar o respeito e venero. Respondeu Felix, um peregrino.
- Queres ficar amigo de Santiago para poder pedir-lhe alguma coisa?
- Não. Não se pede nada aos verdadeiros amigos. Quando precisamos de algo, eles pressentem e ficam felizes em nos ajudar, como nós a eles. Não vou pedir nada ao santo. Ele saberá o que pode me dar e o que mereço receber. Deixo nas mão deles.

Um comentário:

  1. Aos bicigrinos que estão com os alforges prontos desejamos um "Un bon Camino".
    "Que a estrada se abra a sua frente.
    Que o vento sopre levemente às suas costas.
    Que o sol brilhe morno e suave em sua face.
    Que a chuva caia de mansinho em seus campos.
    E até que nos encontremos de novo,
    Que Deus lhe guarde na palma de sua mão.

    Soy un hombre feliz, que hace
    Lo que quiere, quando quiere
    E donde quiere.
    Opino que no es mas feliz
    Quien mas tiene, sino quien
    Menos necessita.

    Tres cosas hay en la vida...
    Que precisa el Peregrino:
    Buenas piernas, gran comida...
    Y si hablamos de bebida:
    Poca agua y mucho vino."

    Ultreia e Suseia!

    Roseli e Helcio
    http://jaguaracicle.blogspot.com/

    ResponderExcluir