terça-feira, 27 de julho de 2010

Traçando a rota

Grupo formado definimos que iniciaremos nossa trip em San Sebastian e que podemos pedalar já no dia 04 de Setembro, pois todos estaremos em Madri até o dia 02 e assim, o dia 03 será para concluirmos as compras e nos deslocar ao ponto de partida.



Para mim isso ainda parecia pouco, uma vez que não tínhamos um roteiro completamente definido, por não acreditar que poderíamos ter esta programação prévia sem conhecer as particularidades da região. Ainda bem, que definimos nossa viagem há um bom tempo e desde então, passamos a trocar informações e a interagir com ferramentas que nos possibilitam conhecer a região e o percurso sem estar lá.


É difícil encontrar literatura sobre o caminho no norte, tanto a pé quanto de bike. Visitei algumas livrarias em busca de guias sobre o caminho, mas só encontrei livros sobre peregrinação a pé pelo Caminho Francês. Estive em São Paulo procurando e também não encontrei nada. Ainda em São Paulo, visitei a Associação de Confrades e Amigos do Caminho de Santiago de Compostela, onde retirei minha credencial de peregrino e onde, novamente, nada encontrei para auxiliar-nos na definição do roteiro.


Já na Web foi fácil encontrar diversos sites sobre o Caminho e alguns são muito úteis para auxiliar na elaboração do roteiro. Em especial cito: www.mundicamino.com e www.caminhodesantiago.com, sendo que o primeiro foi o que mais me ajudou.


O Google é fantástico. Dá para “viajar” sem sair da frente da tela do micro. E assim, passei a utilizá-lo quase que diariamente.


Como disse, julgo ser importante possuirmos um programação inicial do roteiro a seguir. Enquanto que por outro lado, também é muito importante estarmos preparados e abertos as mudanças que podem e devem ocorrer. Acima de tudo, ter um objetivo claro, diário e comum a todos do grupo, me parecia imprescindível. Pensando assim, apresentei em uma das reuniões do nosso grupo uma sugestão de roteiro e esta foi bem recebida por todos.


Depois disso fiz mais alguns ajustes e no momento nossa programação é a seguinte:


Dia 02/09 – Todos já estarão em Madri e iniciaremos as compras dos ítens que não encontramos por aqui;


Dia 03/09 – As compras devem estar concluídas e nos deslocaremos à San Sebastian. Iremos de Ônibus;


Dia 04/09 – Começaremos a pedalar com destino à Lekeito;


Dia 05/09 – Pedal curto até Bilbao, onde deveremos chegar cedo para aproveitar a cidade;


Dia 06/09 – Poderemos sair de Bilbao com calma pois o pedal será curto até Laredo;


Dia 07/09 – Ultimo dia de pedal leve. Destino Santander, capital da Cantábria;


Dia 08/09 – Já no ritmo, passaremos a fazer pedais mais longos e neste dia o destino final é Colombres;


Dia 09/09 – Rumo à Sebrago passaremos pela encantadora Ribadesella;


Dia 10/09 – Nosso destino final será Aviles e no caminho visitaremos Oviedo e Veja de Sariego;


Dia 11.09 – O roteiro passa por Soto de Luiña, cadavedo e termina em Luarca;


Dia 12/09 – Entraremos na Galícia rumo à Lourenzá, passando pode La Caridad e Ribadeo;


Dia 13/09 – Ultimo dia de pedal longo, nosso objetivo será Sobrado dos Monxes;


Dia 14/09 – Devemos chegar em Santiago de Compostela no inicio da tarde.


Nas próximas postagens, falarei um pouco mais dos lugares por onde passaremos. Hoje, ainda vou aproveitar para registrar que pedalaremos por quatro regiões da Espanha. Começaremos pelo País Basco, seguiremos pela Cantábria e Astúrias e chegaremos na Galícia.


Os bascos são um povo especial: nunca esquecem que sua cultura é diferente de qualquer outra da Espanha e embora o governo Basco tenha uma autonomia bastante grande, há um forte movimento separatista que quer cortar os laços com o governo de Madri. Lembra do ETA?


No país Basco eles tem um idioma próprio, o Euskera. San Sebastian é Donostia em Euskera e por ai vai...


Nas Astúrias e Cantábria existem muitas cidades e igrejas antigas e interessante portos pesqueiros na costa, deveremos pedalar sempre beirando o mar cantábrico e poderemos conhecer um pouco da gastronomia da região e suas sidras. Estas duas províncias são divididas por uma cadeia de montanhas conhecida como Picos da Europa.


A Galícia fica na extremo noroeste da península e é conhecida como a região mais verde da Espanha e como vamos pedalar por lá no final do verão europeu devemos encontrar muito verde no caminho.


Bom, sem dúvidas teremos surpresas no caminho e muitas mudanças neste planejamento inicial, mas o que nos espera é isso.


Amanhã tem mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário