terça-feira, 29 de junho de 2010

Bilbao

Bilbao (Bilbo) é o centro industrial do País Basco , o maior porto comercial da Espanha e a maior cidade basca. Está rodeada por montanhas sem vegetação. Seus subúrbios se espalham por 16km ao longo do rio Nervión (Nerboi), até seu estuário. Entre Las Arenas e o porto pesqueiro de Portugalete, o rio pode ser atravessado Puente Colgante (tombada pela Unesco). Esta ponte de ferro, construída em 1888, tem uma cabina suspensa para carros e passageiros.
Bilbao começou a se desenvolver como centro industrial no século 19, quando o minério de ferro passou a ser extraído de jazidas situadas a noroeste da cidade. Logo depois, siderúgicas e fábricas químicas se tornaram parte ingrante da paisagem local.
A cidade não é bonita, mas é próspera, e a pesada poluição do passado foi bastante reduzida. Um plano de desenvolvimento urbano introduziu obras fascinantes de arquitetura modernista para quebrar a monotonia da paisagem industrial. O casco viejo (cidade antiga), ao lado do rio, foi construído no século 14 e é a parte mais bonita. Aqui , rodeada de ruazinhas cheias de bares de tapas, estão a Plazuela de Santiago, com arcos e a Catedral Basílica de Santiago. O Museu Arqueológico, Etnográfico e Histórico Vasco exibe arte basca, objetos folclóricos e fotos da vida basca. No claustro está o Ídolo de Mikeldi, uma escultura semelhante a um animal que data do século 3° ou 2° a.C. Na parte nova da cidade situa-se o enorme Museo de Bellas Artes, um dos melhores museus de arte da Espanha. Exibe obras de arte que vão desde peças bascas e catalãs do século 12 até artistas modernos de renome internacional como Vasarely, Kokoschka, Bacon, Delaunay e Léger. Há também pinturas de artistas bascos.
A grande atração cultural da cidade é o Museo Guggenheim Bilbao, que abriu em 1997. O museu é parte do plano de desenvolvimento da cidade, que inclui a expansão da capacidade portuária e um novo sistema de metrô, projetado em estilo futurista por Norman Foster. Outra nova construção é o Palácio de la Música y Congreso Euskalduna. Projetado para parecer um navio, tem um auditório para 2.200 pessoas e abriga a Orquestra Sinfônica de Bilbao.
A oeste da cidade, um funicular(bondinho) sobe até a cidadezinha de La Reineta, de onde se pode aproveitar uma ampla vista panorâmica do porto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário