quinta-feira, 24 de junho de 2010

Oviedo

Oviedo, cidade universitária e capital cultural e comercial de Astúrias, fica em um ponto elevado de uma planície muito fértil. As minas de carvão vizinhas fizeram da cidade um importante centro industrial a partir do século 19. Há ainda um pouco da atmosfera daquela época descrita por Leopoldo Alas (“Clarín”) em seu romance La Regenta. Na cidade e arredores há muitos prédios pré-românticos. Este estilo floresceu entre os séculos 8° e 10°, em uma pequena área do reino de Astúrias, uma das regiões da Espanha que não foram invadidas pelos mouros.
O núcleo da cidade medieval é a imponente Plaza Alfonso II, rodeada por palácios antigos, onde fica a catedral de arquitetura gótica flamboyant, com uma alta torre e fachada oeste assimétrica. Em seu interior estão os túmulos dos reis asturianos e um majestoso retábulo de altar dourado do século 16. O maior tesouro é a Cámara Santa, uma capela restaurada do século 9° com expressivas estátuas de Cristo e dos apóstolos. A capela também guarda algumas obras sofisticadas da arte asturiana do século 9°, entre elas duas cruzes e um relicário, todas de ouro, prata e pedras preciosas. Ainda na Plaza de Alfonso II está a Iglesia de San Tirso. Ela foi construída originalmente no século 9°, mas as restaurações posteriores deixaram somente a janela do lado leste como característica remanescente da construção pré-românica.
Atrás da catedral está o Museo Arqueológico, situado no antigo mosteiro beneditino de San Vicente, com belos claustros. Contém peças pré-históricas, românticas e pré-românticas encontradas no local.
O Museo de Bellas Artes, no palácio Velarde, tem boa coleção de pinturas asturianas e espanholas, como o retrato de Carlos II pintado por Carreño, além de obras de Greco, Goya, Dalí, Miró, e Picasso. Duas das melhores igrejas pré-românticas estão no Monte Naranco, ao norte.
Santa Maria del Naranco tem um grande salão abobadado no andar principal e galerias com arcadas nos dois extremos do prédio. Alguns dos intricados relevos nos batentes das portas da vizinha San Miguel de Lillo mostram acrobatas e domadores de animais em um circo. A Iglesia de San Julián de los Prados, situada na saída nordeste do Oviedo, data do início do século 9°. A maior de todas as igrejas pré-românticas espanholas é famosa pelos afrescos que cobrem seu interior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário