domingo, 27 de junho de 2010

Gernika-Lumo

Esta pequena cidade tem um grande significado simbólico para os bascos. Por séculos se reuniram neste local em assembléia democrática, sob um carvalho na encosta de uma colina. No dia 26 de abril de 1937 , Gernika-Lumo (Guernica) foi alvo do primeiro bombardeio em massa da história da humanidade, realizado por aviões nazistas, por solicitação do general Franco. A poderosa pintura de Picasso sobre este acontecimento pode ser vista em Madri.
A cidade foi reconstruída e não possui grandes atrativos, mas em um parque está o tronco petrificado do carvalho de 300 anos. É o Gerniakako Arbola, ou Carvalho de Guernica, símbolo das antigas raízes do povo basco. Carvalhos jovens, cultivados por suas bolotas, foram plantados ao lado. O povo basco visita a antiga árvore como se fosse um lugar de peregrinação.
A Casa de Juntas, nas proximidades, é uma aniga capela em que o parlamento da província de Biscaia se reúne desde de 1979, ocasião em que as províncias bascas receberam de volta sua autonomia. Em uma das salas, um vitral no teto mostra o Carvalho de Guernica rodeado por cidadãos bascos que discutem seus direitos.


Arredores


A 5km a noroeste de Gernika,perto de Kortézubi (Cortézubi), estão as Cuevas de Santimamiñe. Nas paredes de uma pequena câmara há desenhos câmara há desenhos a carvão de animais feitos pelos homens de Cro-Magnon que habitaram aqui por volta de 11.000 a.C., descobertos em 1917. Apesar de não ser possível vê-los, um guia leva os visitantes até o Longo Corredor, uma passagem subterrânea cheia de estalagmites e estalactites de formas estranhas. Santimamiñe é uma das muitas cavernas nesta área, mas a maioria não abre ao público

Nenhum comentário:

Postar um comentário