quarta-feira, 30 de junho de 2010

San Sebastian

Situado em um lugar maravilhoso no interior de uma baía, San Sebastian (Donostia) é o balneario mais elegante da Espanha. Em cada ponta da enseada há uma colina com uma torre no topo: o Monte Urgull no leste e o Monte Igeldo no oeste. Entre os dois, na entrada da baía, fica a pequena Isla Santa Clara.
San Sebastian começou a ficar popular entre a aristrocacia espanhola no fim do século 19. Possui lojas elegantes e um dos mais luxuosos hotéis da Espanha, o Maria Cristina, mas ainda é um balneário familiar.
A cidade é conhecida por seus grandes festivais de arte no verão. Há festivais de jazz e teatro em Julho, de música erudita em Agosto e o Festival Internacional de Cinema de San Sebastian em Setembro. A Semana Grande, em agosto, é a principal "fiesta" da cidade.
A parte antiga de San Sebastian, denominada de Parte Vieja, é fascinante. Está situada entre a baía e o rio Urumea. As ruazinhas da cidade antiga, cheias de restaurantes e de bares de tapas, são muito movimentadas à noite. No enorme mercado de peixe municipal há bancas que mostram o papel desempenhado pelos peixes e frutos-do-mar na vida da cidade.
O centro da cidade antiga é a Plaza de la Constitucíon, uma elegante praça rodeada de arcos e venezianas coloridos. Os números das sacadas são da época em que a praça era usada como arena de touradas e os organizadores vendiam ingressos para cada lugar numerado. Perto fica a Iglesia de San Vicente.
O monte Urgull ergue-se atrás da cidade antiga. No topo, onde há um cristo e ruínas do Castillo de Santa Cruz de la Mota com canhões antigos.
As duas praias principais acompanham a baía em volta do monte Igueldo. A Playa de Ondarreta é a mais famosa e a Playa de La Conha, a maior. Entre as duas está o Palácio Miramar, obra de 1889 do arquiteto basco Jose Goicoa.
O palácio, construido para a rainha Maria Cristina, contrituiu para o status aristrocático de San Sebastian. Os jardins são abertos ao público.
Na ponta, perto da Playa de Ondarreta, há um belo conjunto de esculturas modernas em ferro sobre rochas - Na Crista dos Ventos, de Eduardo Chillida.Uma estrada e um caminho funicular(bondinho) construido em 1912, levam ao topo do Monte Igueldo, onde há um pequeno parque de diversões.
A leste da Playa de la Conha fica a praia preferida dos surfistas, Playa de la Zurriola, dominada por uma montanha, o Monte Ulía.
Vale a pena conhecer o Aquário. Este possui um tunel subaquatico com visão 360graus, onde visitantes observam mais de 5.000 peixes, incluindo quatro espécies de tubarão. O ingresso dá acesso ao museu naval, com exposições sobre a história naval basca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário